Comprar apartamento na planta: Vale a pena? Como funciona?

Quer saber como comprar apartamento na planta e descobrir todas as vantagens desse processo? Veja, a seguir, todas as dicas e como funcionam os trâmites!

Comprar apartamento na planta é uma boa ideia?

A maioria das pessoas tem o sonho da casa própria e comprar um apartamento direto na planta pode ser a oportunidade que você está esperando. Mas como saber se esse é o melhor investimento?
Leia esse artigo até o final e esclareça todas as suas dúvidas.

comprar apartamento na planta 3

Benefícios de comprar imóvel na planta

Pode ser que a primeira impressão de comprar um imóvel direto na planta não seja das melhores, a primeira coisa que você pode ter pensado é: Qual é o sentido de eu investir dinheiro agora em algo que vou receber a médio ou longo prazo?

Vamos falar de alguns benefícios da compra de imóvel direto na planta, confira pra que possa tomar a melhor decisão:

Preço

Quem não gostaria de investir bem e pagar pouco? A vantagem de um imóvel direto na planta é que normalmente os preços são menores e isso acontece porque um empreendimento que está no processo de construção tem o custo menor do que aquele que já tem um condomínio, então se você não quer gastar muito essa opção é a melhor para o seu bolso.

comprar apartamento na planta 1

Valorização do imóvel com o tempo

Quando o imóvel está sendo construído o risco acaba sendo maior, é inevitável e por isso os preços são mais baixos, como mencionado no ponto anterior. Depois que acaba esse processo e está tudo pronto o risco acaba e o valor agregado ao imóvel vai subindo, é nesse momento que começa a valorização.

Opções de pagamento

Geralmente as construtoras oferecem facilidades no pagamento através de propostas flexíveis. Por exemplo, caso escolha um financiamento como forma de pagamento é possível combinar o valor da entrada e pagar parcelado o que faltar até o final da construção ou você também pode preferir pagar um valor mais alto na entrada para diminuir as quantidades de parcelas.

Vale lembrar que o momento da economia é totalmente favorável para conseguir ótimas negociações com as construtoras, que se preocupa em vender todas as suas unidades já que também faz um investimento de risco.

Possibilidade de personalização

Um imóvel só passa a ser o nosso lar quando tem a nossa “cara”, não é mesmo? A compra direto na planta te da a chance de escolher alguns materiais durante o processo de construção, como azulejos e acabamentos.

Também há a possibilidade de solicitar algumas mudanças no projeto para que o seu apartamento fique do jeitinho que você pensou. Tudo isso ajuda evitar aquela dor de cabeça com reforma, além de que é economia para o bolso.

comprar apartamento na planta 4

Instalações modernas

Além da parte decorativa, vale pensar na estrutura do lugar, o imóvel que é comprado direto na planta oferece uma rede elétrica e hidráulica moderna, normalmente os materiais são de qualidade e é mais um item que faz total diferença e também ajuda na economia.

Mudança planejada

Quando a construtora começa o empreendimento, automaticamente já informa a data para finalização, o que é ótimo para que você possa se planejar.

Além de poder pensar com calma em detalhes como transporte e organização, você terá tempo para conhecer a redondeza, quem é a vizinhança e os comércios “essenciais” para o dia a dia.

Também é uma oportunidade para estudar as mudanças na rotina de cada membro da família e ainda por cima acompanhar o bom andamento do projeto por parte da construtora.

 

Processo de documentação

Um imóvel comprado direto na planta nunca teve um outro dono, o que evita todo o processo burocrático de transferência, além de que não será necessário se preocupar com algum imposto que não foi pago ou algum outro inconveniente.

Uma pesquisa detalhada sobre a construtora é super importante, afinal, você está fazendo um investimento. Busque saber o histórico da empresa, a sua saúde financeira e credibilidade no mercado.

Também vale a pena buscar depoimentos e feedbacks de pessoas que já fecharam negócio com a construtora escolhida, se assegurar antes de realizar a compra é a melhor forma de evitar problemas futuros.

Investimento

Como já mencionado, comprar um imóvel é um investimento no futuro, te proporciona a satisfação da tão sonhada casa própria, significa também sair do aluguel. Além disso, você terá retorno financeiro, no caso de que queira revender ou alugar o imóvel.

Gostou das vantagens? Está pronto para comprar o seu imóvel na planta? Confira todos os detalhes do processo de compra.

Como funciona comprar apartamento na planta?

Pode-se dizer que a compra acontece em duas fases, a primeira pode ser chamada de “fase da promessa”. Nesse momento é necessário pagar parcelas mensais a construtora, que é referente ao financiamento da obra, e significa basicamente adiantar o pagamento do imóvel.

As construtoras geralmente fazem isso para compensar os riscos de investimento e vale ressaltar que é justamente por isso que o valor da normalmente o valor da entrada costuma ser um pouco maior quando comparado a entrada de um imóvel pronto.

Antes que a obra termine, as primeiras parcelas do imóvel começam a ser pagas e existe a opção de dissolver o valor da entrada nessas parcelas.

Quando acontece a entrega das chaves, é preciso decidir a forma de pagamento do valor que falta ser quitado. As opções são: à vista ou por meio de financiamento. Essa decisão no momento da compra ou quando o contrato é assinado, mas geralmente só acontece depois.

comprar apartamento na planta 2

Vale a pena comprar imóvel na planta?

Há muitas vantagens em adquirir um imóvel na planta. Mas como tudo na vida, comprar um imóvel na planta também tem as suas desvantagens. Para saber se essa é a escolha ideal para o seu perfil, não deixe de colocar tudo na balança, os pontos positivos e negativos e também pense no seu objetivo.

Se você consegue viver mais algum tempo pagando o aluguel e a parcela do imóvel, é um excelente negócio. Do contrário, pode ser que haja aperto. Mas nada que uma boa organização financeira não resolva, não é mesmo?

Como declarar apartamento na planta?

Mesmo estando na planta é necessário a declaração no IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física), para isso preencha a ficha “Bens e Direitos” e no campo “Situação 31/12/xxxx, preencha com o valor que foi dado para entrada do imóvel com base nas prestações já pagas durante o ano.

Depois dos dois primeiros anos é necessário informar o valor integral pago pelo financiamento até que o imóvel esteja quitado. Também é necessário preencher o campo “Discriminação” com informações do apartamento.

Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *